COMPRE ONLINE
Berço para bebê, como escolher?

Berço? Antes de você comprar leia 12 dicas imperdíveis!

Agora você vai conseguir escolher o berço ideal para seu bebê.

Quando a mulher descobre que está grávida, a preparação para a chegada do mais novo integrante da família começa muito antes dele nascer. As lojas que vendem artigos infantis começam a ficar mais interessante e as buscas na web têm termos diferentes, todos voltados às inquietações, dúvidas e curiosidade que os papais têm.Uma das maiores preocupações dos mais novos pais é sobre qual berço comprar para o filho.

Eleger o berço do bebê que está chegando normalmente é a primeira missão a ser cumprida pelos futuros pais. São diversos modelos disponíveis no mercado, mas requisitos como segurança e conforto são analisados com toda a atenção possível.

Confira neste artigo dicas e respostas sobre as principais dúvidas em relação à compra do berço.

 
1. Quais as diferenças entre o berço nacional e o americano?
A principal diferença a considerar é o tamanho dos berços. Enquanto o americano abriga um colchão de 1,30, m de comprimento e 70 cm de largura, o berço nacional apresenta 1,30 m por 60 cm de largura. Isso depende muito do espaço que você disponibilizar no quarto do bebê.

O berço americano é escolhido pelos papais, pois traz mais conforto ao bebê e pode ser utilizado por mais tempo, visto que é maior. Atualmente, é fácil encontrar enxoval de berço ou kit de berço para o estilo americano, antigamente os papais tinham que mandar fazer sob encomenda. As marcas de berços americanos devem ser certificadas pelo INMETRO.

Indicamos aqui algumas marcas que seguem os padrões do INMETRO: Matic Móveis, Carolina Baby, Fiorello, Móveis Canaã, Móveis Estrela, Henn e Qmovi.

Em quartos menores, vários casais acabam escolhendo o berço nacional que usa colchão 60/130 e ocupa menos espaço. Confira os modelos  disponíveis no mercado para você.

 

2. O que são berço-cama?
Esse modelo é utilizado por aqueles papais que querem investir em um móvel que será bastante utilizado mesmo que o bebe cresça. Esse móvel servirá como um berço e depois ele é facilmente transformado em cama para quando a criança crescer. Essa compra aumenta a vida útil do móvel e também posterga a compra de uma cama nova, enfrentando a situação de medir o espaço e achar a cama do tamanho ideal.

Comprando um berço-cama, você já saberá quanto a cama irá medir, adapta o quarto e os outros móveis para que futuramente a cama encaixe no espaço do quarto sem ficar apertado.

 

3. O que é o berço portátil?
Esse estilo de berço também conhecido como berço chiqueirinho e cercadinho para bebê é adquirido por papais que gostam de mudar o berço de lugar ou até levá-lo consigo para outros lugares. É um produto leve, cercado em todos os lados e desmontável. Eles são ótimos para famílias que fazem viagens longas ou para as mamães que querem sempre colocar o filho perto de onde elas estão durante o dia (seja na cozinha, na sala ou até na lavanderia).

 

4. O que é Berço Cômoda?
Para os papais que dispõem de um quarto de tamanho reduzido para o bebê, uma ótima opção é o berço cômoda, que possui o berço e a cômoda auxiliar em um mesmo móvel. Dessa forma, fica mais fácil acessar as roupas do bebê e alguns móveis possuem o trocador em cima da cômoda, facilitando ainda mais a troca do bebê, o acesso às fraldas e roupa e ao berço.

 

5. Quais as principais características que devo cuidar na hora de comprar um berço?
O importante é sempre verificar se o mesmo segue as normas do INMETRO.

Seguem algumas delas:

  • As bordas devem ser sempre arredondadas.
  • A distância padrão entre uma madeira de proteção e outra para evitar que a criança consiga passar entre elas.
  • A distância das madeiras do esquadro onde acomoda o colchão.
  • Suporte varão para mosqueteiro.
  • Grade móvel.
  • Rodízios

 

6. Posso mandar fazer o meu berço?
Pode, porém é importante verificar com a empresa que fará o móvel, se ela tem conhecimento das normas para o berço para que não haja acidentes futuros com o bebê. Certifique-se de contratar uma empresa com experiência e conhecimento na construção deste tipo de móvel.

Hoje com a diversidade de modelos e tamanhos acaba não sendo uma boa opção fazer sob medida, além de elevar o custo normalmente o tempo de produção do mesmo é alto.

 

7. Como planejo o local do berço dentro do quarto?
O único local não aconselhável é perto de alguma janela. Obviamente o bebê vai crescer e conseguirá ficar de pé no berço. Colocá-lo perto da janela é um grande perigo, pois ele pode escalar o berço e acessar a janela.

Lembre-se de planejar o local dos móveis baseado no seu conforto também. Evite colocar o trocador contra a luz ou o berço muito longe da poltrona de amamentação, por exemplo.

 

8. Como devo regular a grade do berço?
A grade no início é um conforto para os papais que precisam acessar o fundo do berço para pegar o recém-nascido. Porém, conforme seu crescimento, ela pode apresentar riscos caso seja esquecida baixada. O bebê, depois de alguns meses consegue ficar de pé e pode cair  se a proteção não estiver alta o suficiente.

 

A grade no início é um conforto para os papais que precisam acessar o fundo do berço para pegar o recém-nascido. Porém, conforme seu crescimento, ela pode apresentar riscos caso seja esquecida baixada.

 

9. O que devo cuidar em relação à grade na hora da compra?
Você precisa verificar se a grade pode ser levantada e abaixada com facilidade, sem apresentar riscos de trancar os dedos. Porém, ela não pode ser muito facilmente modificada para que a criança, em um movimento acidental, consiga baixar a grade.

 

10. Como escolher o colchão ideal para cada berço e idade?
A escolha do colchão depende de que tipo de berço você escolheu. Como informamos no início do artigo, o berço americano é maior que o nacional, portanto o colchão deve ser diferente. Além disso, indica-se para crianças de até três anos, colchão de densidade 18 e depois dos três anos até atingir os 50 quilos, indica-se densidade entre 23 e 25.

 

11. Comprar ou não comprar mosquiteiros?
Essa é uma dúvida que os papais devem resolver. Há prós e contra. O mosquiteiro realmente protege o bebê durante a noite, porém se mal cuidado ele pode causar alergias, visto que acumula muito pó. Se você comprar um, é indicado que você tire, lave e recoloque a cada 15 dias.

 

12. Posso comprar o berço pela internet?
Pode, além de ter uma variedade maior para escolha, os valores são mais flexíveis. É importante além de conferir as medidas, se certificar que o material que é fabricado também é de qualidade e certificado pelo INMETRO. Tome muito cuidado na hora de bater o martelo na escolha do berço, principalmente com a compra online, prefira comprar de uma loja virtual especializada que lhe auxilie na escolha e no processo de compra.

 

Clik Baby é especializada em produtos para bebês e artigos infantis, atendendo há mais de 10 anos em todo território nacional. Confira mais de 60 berços para você escolher.

Sem comentários

Publicar um comentário