COMPRE ONLINE

Gestação mês a mês – quinto mês – Guia Completo da 18ª a 21ª semana

Gestação mês a mês – Segundo trimestre – Quinto mês – 18 a 21 semanas – Guia completo com check-list no final

Dividimos em 6  categorias: Gestante – Bebê – Alimentação – Mudanças com o  Corpo – Saúde e Exames – Check-list

 

01 – GESTANTE

A futura mamãe começa realmente a curtir cada momento da gravidez sentido cada vez mais seu futuro bebê. gestacao-mes-a-mes-5-mes-feto

É recomendado nesse período que a mamãe de primeira viagem faça curso de gestante, amamentação e primeiros socorros. A presença do futuro papai é muito importante para mostrar apoio nesse período tão sensível da mulher.

No quinto mês é provável que a gestante saiba o sexo do bebê, assim sendo a compra de roupinhas e enxovais já são definidas pelo sexo. Parabéns! Ao chegar na 20ª semana a futura mamãe atingiu a metade da gestação. Agora, entusiasmada pode encomendar os enfeites da porta de maternidade e as lembrancinhas.

 

gestacao-mes-a-mes-5-mes

É também neste período que a mamãe escolhe o kit de bolsa ou mala maternidade. O planejamento diminui a ansiedade e evita transtornos futuros. Qual berço comprar? Como decorar o quarto? O que levar na bolsa ou mala maternidade? São perguntas que começam a fazer parte da rotina da mamãe.


Baixe nosso e-book gestação mês a mês

 

 

02 – BEBÊ

gestacao-mes-a-mes-5-mes-bebe

Gestação mês a mês 5º mês - gestante

 

É o momento de grande crescimento do bebê, começando a adquirir mais e mais gordura que forma o tecido adiposo, importante no metabolismo. Alguns reflexos básicos são desenvolvidos como chupar e engolir. Os órgãos genitais se formam e se desenvolvem mais, no caso de menina tecidos especiais na vagina e no útero e meninos o pênis e a próstata.

A exclusividade do seu bebê é formada a partir da 18ª semana: as digitais! A substância que irá sujar a primeira fralda também é formada, o mecônio. Ela é formada de células mortas, secreções e líquido amniótico.

O bebê rola, mergulha e chuta dentro da barriga! A mamãe começa a sentir os soluços do bebê. O cérebro dele está trabalhando a todo vapor e começam a crescer os cabelos. No final do quinto mês o bebê pesa entre 285 e 370 gramas e mede cerca de 23 centímetros e o batimento cardíaco fica mais forte e mais alto a cada dia!

 

CURIOSIDADE
O bebê demora cinco meses para ganhar 500 gramas e nos outros quatro meses ganha em torno de três quilos.

 

 

 

03 – ALIMENTAÇÃO

gestacao-mes-a-mes-5-mes-alimentacao

Continue com uma dieta saudável e nutritiva, e beba muitos sucos, água e leite todos os dias. A alimentação na gravidez deve ser bem nutritiva, certificando de que os alimentos ingeridos serão proveitosos tanto para a mamãe quanto para o seu filho. O desenvolvimento do bebê depende totalmente da mamãe.

É essencial beber muita água para manter a pele hidratada e também diminuir os inchaços. Não descuidar da balança, caso estiver engordando demais falar com o médico, mas nada de fazer dietas ou regime!

Queijos
Além de ser fonte de cálcio, o queijo é um alimento versátil, pois pode estar presente em qualquer refeição: cortado em cubinhos sobre uma salada na hora do almoço ou como recheio para o pão no café da manhã, por exemplo. Prefira as seguintes variedades: mussarela de búfala, ricota e cottage, porque têm menor teor de gordura e cheiro mais fraco, o que evita enjôos.

 

04 – Mudanças e Cuidados com o corpo:

gestacao-mes-a-mes-5-mes-corpo

As dores nas pernas começam a ser constantes, coxas e pés ficam mais inchados. Deve-se descansar o máximo que puder. Drenagem linfática ajuda a diminuir o problema. Massagens também são bem-vindas!

Dores nas costas se tornam constantes. Para ajudar sempre quando for deitar ou sentar utilizar descanso nos pés para elevá-los. Banhos mornos também são ótimos para aliviar o desconforto, mas em caso de dores mais intensas ligar para o médico.

Não fazer esforços excessivos e cuidar para ter uma boa noite de sono. Nesse período as machas e ressecamento na pele costumam se intensificar. A pele começa a pedir mais atenção e a temperatura do corpo aumenta devido à hiperatividade da glândula tireoide. A gestante passa a transpirar mais, sentir mais calor e ficar com a pele irritada.

Procure hidratar bem a pele com cuidados e cremes especiais, assim como as pernas, coxas e pés.

 

05 – Saúde e Exames

gestacao-mes-a-mes-5-mes-saude

Embora muitas gestantes consigam verificar o sexo do bebê em exames anteriores, é no quinto mês que pode se ter mais convicção sobre o resultado. O ultrassom morfológico realizado na 20ª semana, mostra detalhadamente o feto. Isso ajuda não só identificar com mais precisão o sexo mais também avaliar seu estado clínico.

Muitas gestantes têm dúvidas de quantos ultrassons devem fazer durante a gravidez. A quantidade pode variar de médico para médico, mas normalmente costuma-se fazer um ultrassom por mês para ir acompanhando a evolução do bebê.

As cãibras podem causar muito desconforto nesse período. Meias elásticas e caminhadas moderadas podem ajudar. Chegou a hora da futura mamãe abandonar os saltos e começar a usar sapatos baixos.

Quanto a amamentação, você não precisa endurecer os mamilos durante a gravidez para se preparar para ela, diz a Dra. Suzanne Dixon.
“Esse é um conselho bem antigo”, diz Dixon. “Na realidade, pode ser perigoso, pois a estimulação de amamentação pode liberar o hormônio e causar a contração do útero.”

Entretanto, se você possui mamilos invertidos – aqueles que vão para dentro quando estimulados – o seu médico pode sugerir estratégias para fazer a amamentação mais fácil uma vez que o bebê nascer. *

Importante:
Não tomar nenhuma medicação sem consultar o médico.

 

06 – CHECKLIST

  1. Ultrasom morfológico na 20ª semana;
  2. Escolher a Bolsa ou Mala Maternidade;
  3. Escolher o berço para o bebê e verificar o planejamento do quarto;
  4. Usar meias elásticas para ajudar com as cãibras;
  5. Abandonar o salto;
  6. Intensificar a compra do enxoval para bebê;
  7. Fazer um curso de gestantes;
  8. Fazer massagens relaxantes e drenagem linfática para alivias as dores nos pés,
  9. coxas e pernas;
  10. Fazer uso de hidratantes e cremes para prevenir estrias;
  11. Continuar o pré-natal junto ao obstetra para acompanhar a gravidez;
  12. Nunca se automedicar;
  13. Tirar sonecas;
  14. Beber muita água para manter a pele hidratada e diminuir os inchaços;
  15. Cuidar da balança, mas não fazer regime;
  16. Diminuir a cafeína.;
  17. Ficar atenta as bulas de remédios e cosméticos (Nunca se automedicar);
  18. Fazer alongamentos leves;
  19. Fazer uma atividade física como natação, caminhada leve e yoga. (Com autorização do médico);
  20. Ter relações sexuais se tiver vontade. (Não há problemas);
  21. Evitar Roupas apertadas na barriga;
  22. Tirar fotos de você e da barriga.


Baixe nosso e-book gestação mês a mês

 

A Clik Baby montou um pequeno Guia de Compras para ajudar a mamãe durante toda a gestação, confira as dicas imperdíveis:

  1. Monte e decore o Quarto do Bebê
  2. Escolha o Berço Ideal
  3. Como escolher a Mala da Maternidade

Também sugerimos os seguintes conteúdos:

  1. E-book Gestação mês a mês gratuito
  2. Revista Gestante Magazine edição número 01
  3. O que levar para a maternidade?
  4. Estou Grávida e Agora?
  5. Calculadora conversora de semanas para meses de gravidez
  6. Alimentação saudável na gravidez em 7 passos!
  7. Cuidados na gravidez! 16 curiosidades que você precisa saber
  8. Zika vírus, gestante saiba como se prevenir.

 

Cupom de Desconto
Sem comentários

Publicar um comentário