COMPRE ONLINE
Zika vírus prevenção

Zika vírus, gestante saiba como se prevenir.

Cuidados com o Zika vírus.

Logo que anunciaram uma possível relação do Zika vírus com o nascimento de vários bebês com microcefalia, o desespero tomou conta das mamães. Muitas mulheres que estavam planejando ter filhos, adiaram seus sonhos. Mas afinal o que é o Zika vírus?

 

O Zika vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Além do Zika o mosquito é responsável pro transmitir a dengue e o chikungunya. Segundo o especialista  em doenças infecciosas do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, “É uma pandemia de andamento.
Os sintomas observados em quem adquire o Zika Vírus não são tão agressivos como a dengue, veja alguns:

  • Febre intermitente
  • Manchas vermelhas na pele
  • Manchas vermelhas nos olhos
  • Dor de Cabeça
  • Erupções na pele
  • Dores musculares
  • Coceira
  • Conjuntivite

zika-virus-sintomas2

Com sintomas e transmissão semelhante a dengue, o Zika vírus não possui vacina. Os sintomas podem vir a sumir entre 3 a 7 dias de forma espontânea, mas em alguns casos a pessoa não apresenta os sintomas e mesmo assim pode estar infectada com o vírus. Para tratar a doença são utilizados medicamentos como colírios, analgésicos e anti-inflamatórios. Medicamentos com ácido acetil salicílico são proibidos.

Mas o que mais assusta as futuras mamães é a relação do Zika vírus com a microcefalia. A doença é uma má formação neurológica onde o bebê nasce com a cabeça menor que o padrão. Ainda não existe muita indefinição em relação a qual mês de gestação é mais perigoso pegar Zika Vírus e afetar o bebê. Estima-se que os primeiros meses entre o 1º e o 4º mês. Todavia os cuidados e prevenção devem ser tomados durante toda a gravidez.

 

Como prevenir?

1 – Cuidado com as viagens

Caso você more em um lugar que não tenha um foco do vírus, evite viajar para regiões onde existe a comprovação de focos da doença. Muitas gestantes estão adiando suas viagens para prevenir o contágio da doença. Mas se mesmo assim precisar viajar consulte seu médico para buscar algumas medidas de segurança.

 

2 – Cuidado com as roupas

A prevenção maior é evitar ser picada pelo mosquito. Sendo assim evite ao máximo roupas que expõe muito o corpo. Calças e blusas de manga comprida  ajudam bastante, tanto quanto roupas com tecidos mais grossos. Como o verão do Brasil é intenso, o uso dessas roupas é desagradável, todavia, existem roupas especiais desenvolvidas com inseticida sintético permetrina. Infelizmente são encontradas apenas em alguns países.

 


Baixe nosso e-book gestação mês a mês

 

3 – Use repelente

Mulheres grávidas podem usar repelente, mesmo assim é ideal que converse com o médico de confiança. O uso do repelente é uma das melhores estratégias para evitar a picada. Todas as partes do corpo expostas devem ser protegidas.

Para as mamães que usam filtro solar, passe o repelente após o uso do filtro para que o mesmo não perca seu efeito. Os repelentes recomendados são os a base de n-Dietil-meta-toluamida (DEET) ou icaridina. Lembre-se de passar repelente constantemente seguindo as instruções da embalagem.

 

4 – Cuidado com a água parada

Assim como a Dengue, o mosquito precisa de água parada para a reprodução. Todo lugar com acúmulo de água deve ser evitado, desde poças de água no quintal como potes de água de animais domésticos, baldes, garrafas e até calhas. Para quem tem piscina é indicado cobrir o local ou tratar a água com o cloro, pois o mesmo impede a reprodução do mosquito.

 

5 – Cuidado com as janelas e portas

Para evitar que o mosquito entre dentro da sua casa ou apartamento, use telas nas portas e janelas. Essa medida ajuda a prevenir a proliferação do mosquito e o contato com as pessoas. Sistemas que borrifam inseticida ou repelentes ligados na tomada podem ajudar a blindar a casa.

Muitas pessoas dobram o cuidado com o mosquito no período da noite, mas o Aedes aegypti prefere agir durante o dia. Então não importa o horário, o cuidado deve ser permanente e constante.

 

5 – Cuidado com a higiene  pessoal

A higiene pessoal é algo importante sempre. Lavar bem as mãos, cuidar com objetos compartilhados com outras pessoas e se puder evitar contato com pessoas doentes. No caso de relação sexual é aconselhável o uso de preservativo.

 

A Clik Baby preparou uma sessão de perguntas e respostas abaixo que vale a pena você conferir e tirar suas dúvidas.

Zika Vírus - Perguntas e Respostas
[vc_toggle title="Como o Zika vírus afeta o feto?" style="default" size="md" open="false"]

Os efeitos no feto estão sendo investigado, mas há uma forte associação da infecção do Zika Vírus na mamãe e o nascimento de bebês com microcefalia. O nordeste do Brasil levantou essa suspeita devido ao grande foco da doença e de bebês com microcefalia.

A uma forte busca para esclarecer fatores de riscos, consequências e a causa de microcefalia. Mas no geral o primeiro trimestre é o período de maior risco para o feto.[/vc_toggle][vc_toggle title="Existe vacina para o Zika vírus?" style="default" size="md" open="false"]

Ainda não existe vacina, a prevenção é o único mecanismo para evitar a infecção.[/vc_toggle][vc_toggle title="O que é a microcefalia? Possíveis causas?" style="default" size="md" open="false"]Uma má formação do crânio do bebê, deixando-o menor do que o normal.
As causas não são apenas a associação ao Zika vírus, mas também o abuso de drogas ilícitas e álcool durante a gestação e síndromes genéticas como a síndrome de down.

Além disso infecções adquiridas pela mãe como (Toxoplasmose, citomegalovirus e rubéola) são outras possíveis causas.[/vc_toggle][vc_toggle title="É possível descobrir a microcefalia na gravidez?" style="default" size="md" open="false"]

Sim. Através do ultrassom os médicos conseguem fazer o diagnóstico. É verificado através da medida do crânio do feto, para ver se o mesmo está crescendo dentro do esperado.[/vc_toggle][vc_toggle title="Como é um bebê com microcefalia?" style="default" size="md" open="false"]

Em alguns casos a inteligência da criança não é afeta, mas infelizmente em 90% há um atraso no desenvolvimento neurológico, psiquico e/ou motor.

Além disso podem aparecer alguns problemas como epilepsia, déficit visual e auditivo. A cabeça da criança continua crescendo durante a infância mas em menor escala do que a média.[/vc_toggle][vc_toggle title="Existe cura para a microcefalia?" style="default" size="md" open="false"]

Infelizmente a microcefalia é irreversível, todavia existem tratamentos com fonoaudiólogos e fisioterapeutas que melhoram o desenvolvimento e a qualidade de vida da criança.

[/vc_toggle][vc_toggle title="Estou grávida como se prevenir?" style="default" size="md" open="false"]Evite o uso de álcool e drogas ilícitas. Procure seu médico ao sinal de qualquer sintoma. Faça um bom pré-natal tomando cuidados redobrados para evitar o contato com o mosquito.

Use repelente, vista calças e roupas de manga comprida, evite locais com presença comprovado do mosquito e combato os focos de criação do mosquito.

Se for viajar redobre os cuidados. Principalmente a região nordeste do Brasil onde concentra quase 90% dos casos.[/vc_toggle][vc_toggle title="Todas as gestante com Zika podem causar microcefalia no bebê?" style="default" size="md" open="false"]

Ainda não há informações comprovadas suficiente para responder essa pergunta.

[/vc_toggle][vc_toggle title="O Zika provocar outra doença grave?" style="default" size="md" open="false"]Guillain-Barré é uma doença neurológica que causa dor, formigamento e fraqueza nas pernas e nos pés. Há um aumento da doença nas regiões com grande foco de Zika.

A Guillain-Barré pode evoluir e se tornar uma paralisia. Ao sinal de qualquer sintoma procure o médico urgente.[/vc_toggle][vc_toggle title="Estou com Zika posso amamentar?" style="default" size="md" open="false"]

Não há muito confirmação nessa área, mas a recomendação é que a amamentação seja interrompida para evitar riscos de transmissão.

O mais importante nessa hora é conversar com o médico para encontrar a melhor solução, deixando a mamãe tranquila e o bebê mais seguro.[/vc_toggle]

Sugerimos a leitura do artigo Higiene e segurança do bebê! 15 dicas que toda mãe deve conhecer. Afinal a sua segurança e do bebê é muito importante!

Cupom de Desconto
Sem comentários

Publicar um comentário